A verdadeira liderança não está associada ao cargo que este profissional ocupa, e sim à sua postura e comportamento de modo geral. Afinal, o que traz um reconhecimento positivo a quem tem tal posição, no fim das contas, não é a hierarquia, e sim a maneira que atua e sua capacidade de alcançar resultados.

No entanto, ninguém se torna líder sozinho! Assim, sucesso mesmo é conseguir motivar, engajar, conquistar e inspirar os colaboradores em prol da marca, das metas e desafios.

Quando você está inspirado por um grande propósito, por um projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus limites.” [Patanjali]

A liderança não é uma tarefa fácil, mas, assim como outras habilidades humanas, pode ser desenvolvida. Nem todo mundo nasce um “líder nato” mas cada pessoa pode se empenhar e se superar.

Baixe Agora nosso E-book 10 conselhos para um líder de sucesso

O sucesso de uma empresa é construído pela junção de vários elementos, mas o principal deles é o capital humano, e o coaching é uma ótima ferramenta para investir nesse patrimônio.

Características de uma boa liderança

Não existe apenas uma forma de fazer as coisas, assim como cada pessoa, empresa e história também são únicos. Porém existem elementos que são essenciais nesse caminho:

Ponha-se sempre ao lado: um chefe que está sempre acima, dando ordens e sendo rígido afasta os colaboradores e os faz ter receio. Já aquele que caminha junto de seu time é visto como parceiro e deixa o clima mais leve, pois dissemina a ideia de que, apesar das diferenças funções, somos todos iguais em valor e respeito.

Foque no “nós”: bons resultados são consequência de construções coletivas. Se, enquanto gestor, o indivíduo pensa somente em si mesmo acaba desperdiçando a oportunidade de construir coisas maiores. 

Não aponte os outros, assuma responsabilidades: o líder deve ser o primeiro a compreender que, se um erra, todo o time erra. É claro que quem comete uma falha deve ser orientado e procurar corrigir-se, mas se um administrador apenas culpa terceiros e não reconhece que, enquanto representante de um grupo ou equipe, é responsável tanto pelo acontece de negativo quanto de positivo, está se isentando da essência de sua posição. O “nós” deve estar em primeiro lugar sempre, não só nos bons momentos.

O grande líder é aquele que as pessoas dizem: ‘nós o fizemos’.”.” [Lao Tsé]

Incentive sempre: é muito mais fácil obter o empenho das pessoas diante da possibilidade de coisas boas (reconhecimento, premiações e benefícios) do que sob sentimentos negativos (medo de perder o emprego, ser punido, ser exposto). Procure sempre oferecer e tirar o melhor das pessoas.

Seja sensível: liderar requer estar sempre atento a pequenos detalhes e observar sua equipe, não como um “vigia”, mas no sentido de conhecer bem cada um deles, identificar suas melhores habilidades e também ter empatia quando necessário. Afinal, ninguém consegue estar bem o tempo todo. 

Como citamos anteriormente, há vários fatores associados a uma boa liderança.  É necessário comunicar-se de forma eficaz, ser assertivo, ter a inteligência emocional aguçada, autoconhecimento, autocontrole, resiliência, organização e muito mais.

Tudo isso parece extraordinário e maravilhoso? Pois é assim que os bons líderes costumam ser vistos, e se você quer se tornar esse profissional de destaque, o Instituto Metáfora pode te ajudar!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *