A busca pelo sucesso é constante em todos os aspectos de nossa vida, mas de forma especial ela é o combustível principal de qualquer carreira ou empresa. Entre várias possibilidades de otimização dessa trajetória o coaching tem despontado como uma excelente ferramenta.
Trata-se de um processo de construção que visa potencializar resultados aplicando recursos capazes de desenvolver as habilidades humanas. Pode ser realizado de forma individual ou em grupos que buscam alcançar objetivos comuns como empresas, por exemplo.
“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade” [Sêneca]
Cabe ao coach (profissional especialista no assunto), estimular e ajudar os coaches (clientes) a desenvolverem o autoconhecimento, compreenderem sentimentos e entenderem as próprias reações para usá-las em benefício das metas.
3 motivos para investir no capital humano
O coaching é um investimento naquilo que há de mais valioso numa instituição: o capital humano! Instalações e equipamentos modernos, novos produtos e alta criatividade só são efetivos para um bom posicionamento no mercado empresarial se por trás de tudo isso houver pessoas.
Mais ainda! Elas só desenvolveram todo seu potencial se estiverem satisfeitas, motivadas, engajadas e tiverem autonomia para trabalhar as próprias habilidades em prol dos objetivos propostos. Conquistar seus funcionários pode ser a chave para que eles “vistam a camisa” e se sintam parte da empresa.
Fique atento a esses 3 motivos para trabalhar o capital humano:
1 – Possibilidade de crescimento gera motivação: numa realidade em que há um número cada vez maior de possibilidades (inclusive de empreender) não é raro encontrar pessoas que se desligam de instituições pelo fato de não terem oportunidade de evoluir.
2 – Autonomia gera agilidade: ao capacitar seus colaboradores e investir em sua autoconfiança os processos se tornam mais ágeis, aumentando a produtividade.
3 – Orgulho gera engajamento: é natural nos empenharmos mais por aquilo com o que nos identificamos. Quanto mais orgulho um profissional tiver de fazer parte de uma organização, maior será seu engajamento.
Benefícios do coaching empresarial
A finalidade do coaching empresarial é tornar os colaboradores da empresa, em um time altamente eficaz, coeso, produtivo e com consciência do trabalho em conjunto. O resultado disto é a formação de uma equipe produtiva com alto desempenho, onde cada membro é um indivíduo engajado e leal.
Grupos são uma soma incrível de potenciais, habilidades, ideias e possibilidades. Tomemos como exemplo um bando de aves em migração: sozinhas provavelmente não conseguiriam completar a viagem, mas, ao juntarem-se, alcançam seus objetivos e, quando olhamos para elas, as vemos como um corpo único forte e destacado no céu.
Organização, boa comunicação, foco, determinação, coesão e confiança mútua são alguns dos fatores que as levam a ter sucesso em seu projeto de chegar a um lugar diferente.
“Somos mais inteligentes juntos que qualquer um de nós sozinho.” [Michael Hall]
O mesmo pode acontecer no ambiente corporativo. A soma de diversos colaboradores estruturam times de trabalho, que por sua vez ajudam na formação destes indivíduos como pessoas e como profissionais.
Este ciclo é chave para um potencial praticamente infinito, porém quase não aproveitado devido à sua natureza desafiadora. Alcançar o alto desempenho requer confrontar reações, sair da zona de conforto, lidar consigo, com o outro e com o coletivo. Implica treinar habilidades para tratar de conflitos e mudanças, superar limites, trabalhar as metas, analisá-las, refazê-las e superá-las.
O coaching é uma ferramenta capaz de fomentar todos esses aspectos, desenvolvendo liderança, gestão de desempenho, boa comunicação, aumento da criatividade, autodesenvolvimento e muito mais!